"Fazer atividade física durante a gravidez faz bem mesmo?" é uma dúvida bastante frequente entre as grávidas. A resposta é que sim, se exercitar durante a gravidez é saudável e trás muitos benefícios tanto para você quanto para o bebê! Entretanto, é necessário seguir algumas indicações para garantir o bem estar de vocês.
Segundo o obstetra Julio Elito Jr, em sua entrevista para o UOL Gravidez e Bebês, "O exercício melhora a condição física, faz com que a gestante não ganhe peso excessivo e tenha menos dores musculares, além de auxilia-la a suportar com mais facilidade o trabalho de parto." Entretanto, são contra-indicados exercícios com forte impacto como tenis e vôlei e a prática de atividades físicas em caso de gravidez com risco de parto prematuro.
É importante ressaltar que antes de se exercitar você consulte seu obstetra, para checar seu condicionamento e que sempre respeite seu limite sem se esforçar. Ao sentir qualquer tipo de mal estar, interrompa a atividade imediatamente.
Os exercícios mais indicados na gestação são:
caminhada, yoga, pilates, natação, hidroginástica, alongamento e musculação.
Caminhada
A caminhada ajuda a controlar o peso da mulher e melhorar a postura, o condicionamento físico e a pressão do sangue, reduzindo os inchaços na gravidez.
Yoga
As aulas trabalham posições confortáveis para gestantes com movimentos que estimulem a abertura do quadril, preparando-a para o parto normal. Além disso, é bom para o corpo e a mente, pois a Yoga proporciona relaxamento e meditação que diminuem a ansiedade, o estresse e os enjoos da gestação.
Pilates
Ajuda na preparação para o parto normal e no controle do ganho de peso. Porém, o pilates só é recomendado para mulheres que já o praticavam antes de engravidar, pois é preciso ter um bom controle e consciência corporal para maior segurança, caso contrário pode gerar contrações abdominais.
Natação
A natação melhora o condicionamento físico, a circulação e o sono. Além disso, ajuda no controle de peso e a diminuir as dores lombares. Ótima opção, pois não tem impacto nem trás riscos a você.
Hidroginástica
A hidroginástica, como a natação, ajuda no controle do ganho de peso, a melhorar as dores lombares e o condicionamento físico. Não tem impacto, sendo seguro para você e seu bebê. Além disso, auxilia o controle da pressão arterial e na diminuição do inchaço e da ansiedade.
Alongamento
Alongamentos desempenham o papel de diminuir as tensões musculares e contribuir para um bom alinhamento corporal, equilíbrio e postura. Devem ser feitos antes de toda atividade física.
Musculação
A musculação melhora sua resistência e flexibilidade muscular, controlando o ganho de peso. A prática também evita dores posturais, flacidez, melhora a circulação, diminui o estresse cardiovascular, eleva sua autoestima e aumenta a tolerância a dor durante o parto. São recomendados pesos leves e exercícios abdominais por auxiliarem durante o parto e na recuperação do seu abdômen. É indicado que haja acompanhamento de um personal físico.
Quanto a frequência das atividades, desde que seu médico diga que você esta bem e liberada para se exercitar, pratique de 3 a 6 vezes por semana, de 30 a 60 minutos.A intensidade deve ser reduzida gradualmente conforme a evolução da gravidez. É fundamental que você não queira ganhar grandes condicionamentos físicos durante a gestação, que as atividades sejam feitas moderadamente e com acompanhamento de um educador físico.
Até o próximo post mamães!
Interage Baby, interagindo com você e seu bebê.